Opus Dei: O que é o Opus Dei?

Conheça mais sobre esta Instituição da Igreja Católica

O Opus Dei é uma instituição católica que tem por objetivo ajudar as pessoas a serem felizes e se desenvolverem integralmente. Buscar ser uma pessoa melhor em todos os aspectos e depois ajudar familiares, amigos, colegas de trabalho e todas as pessoas a também serem mais felizes.

Em linguagem cristã, buscar esse desenvolvimento integral pode ser chamado de buscar a santidade, ou seja, procurar viver a plenitude da amor.

papa-francisco
Papa Francisco recebendo em audiência a Mons. Fernando Ocáriz, prelado do Opus Dei, e a Mons. Mariano Fazio, vigário geral do Opus Dei.

O atual responsável pelo Opus Dei em todo o mundo é Monsenhor Fernando Ocáriz, que teve sua eleição confirmada pelo Papa Francisco em 23 de janeiro de 2017.

Origem do Opus Dei e união com a Igreja

O nome Opus Dei tem sua origem no latim e significa Obra de Deus. Popularmente, as pessoas chamam o Opus Dei apenas de Obra.

A Obra foi fundada por São Josemaria Escrivá no dia 2 de outubro de 1928, na cidade de Madri, na Espanha. Naquela ocasião, Deus mostrou de modo especial a São Josemaria  esse caminho para se viver unido com Deus em todos os lugares e a todos os momentos no meio da nossa sociedade.

São Josemaria começou, então, a difundir para as pessoas a mensagem de que é possível viver em santidade em todos os ambientes da vida cotidiana, seja no trabalho, escola, faculdade ou em casa com a família.

Logo, a Obra e sua mensagem foram acolhidas e apoiadas por Bispos e Papas, alcançando novas cidades, estados e países, entre pessoas de todas as raças, diferentes línguas, classes sociais e nos cinco continentes.

opus-dei-mulheres
Mães de família em reunião com Mons. Fernando Ocáriz em sua visita ao Brasil.

A felicidade na vida diária

São Josemaria Escrivá afirmava que não podemos esperar por eventos extraordinários para sermos felizes e vivermos o amor. Em seu livro “Caminho”, no ponto 813, comentava: “Fazei tudo por Amor. – Assim não há coisas pequenas: tudo é grande. – A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo”. Dessa forma, a felicidade e a busca por ser uma pessoa melhor, por alcançar a santidade, faz parte da vida diária.

Esse mesmo ideal de superação e busca da santidade, foi comentado pelo Papa Francisco recentemente: “Uma senhora vai ao mercado fazer as compras, encontra uma vizinha, começam a falar e… surgem as críticas. Mas esta mulher diz para consigo: ‘Não! Não falarei mal de ninguém’. Isto é um passo rumo à santidade. Depois, em casa, o seu filho reclama a atenção dela para falar das suas fantasias e ela, embora cansada, senta-se ao seu lado e escuta com paciência e carinho.” (Papa Francisco, Ex. Ap. Gaudete et Exsultate (19-III-2018), n. 16)

Vida profissional e encontro com Deus

As pessoas costumam consumir uma grande parte do dia no ambiente profissional. Mesmo para uma estudante, as suas horas de estudo acabam se tornando horas de trabalho. Uma mensagem fundamental da Obra é de que todas as pessoas podem desenvolver bem o seu trabalho, se desenvolver no trabalho e ajudar as outras pessoas a também se desenvolverem no trabalho.

Em uma linguagem católica, a pessoa que consegue colocar em prática esses pontos no seu trabalho, vive a “santificação do trabalho”. Dessa forma, uma estudante ou jovem profissional, uma mãe ou pai de família, pessoas com saúde ou doentes, aposentados e desempregados podem santificar o trabalho encontrando Deus ao cumprir com amor os seus deveres de cada dia.

Isso significa que não é preciso esperar o domingo para estar com Deus na Igreja, pode-se, igualmente, viver conversando na oração com Jesus, como se conversa com um amigo, durante uma pausa para o café na empresa.

Quem são fiéis do Opus Dei

Atualmente, o Opus Dei está presente em mais de 60 países, com aproximadamente 92.000 fiéis, dos quais 57% são mulheres e 43% são homens, sendo a maior parte deles casados.

Há uma pequena parcela de mulheres e homens que não se casam para que possam dedicar mais tempo a serviço da Igreja e da Obra. Nesta parcela, também estão inclusos os homens ordenados padres.

Os fiéis da Obra vivem como uma família, que faz parte da grande família da Igreja Católica. São jovens, adultos e idosos de todas as raças, profissões e condições sociais que se empenham, com a ajuda de Deus, a serem melhores e se dedicam para construir um mundo um melhor ao seu redor.

Além disso, existem muitos amigos que são chamados de “cooperadores da Obra” e auxiliam com orações, dedicando seu tempo em iniciativas sociais, culturais e religiosas da Obra ou apoiam materialmente iniciativas realizadas pelos membros do Opus Dei.

Atividades de formação católica no Centro Vereda

As atividades de Formação Católica no Centro Vereda, como estudo do Catecismo da Igreja Católica, cerimônias religiosas como Missa e Bênção com o Santíssimo, palestras sobre temas de vida espiritual, retiro católico e outras, são oferecidas por fiéis do Opus Dei leigas ou padres.

Caso você tenha interesse, venha nos visitar e tomar um café conosco para conversarmos.

Se você tiver interesse em conhecer mais sobre o Opus Dei, visite a página oficial: www.opusdei.org

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt